Você sabia que seu animalzinho de estimação pode ir ao oftalmologista e fazer os mesmos exames oculares que você?

Graças ao avanço da Medicina Veterinária e da tecnologia, hoje várias doenças como glaucoma, catarata, tumores intra-oculares, descolamento ou degeneração na retina, já podem ser diagnosticadas precocemente. Dentre outros exames, a oftalmoscopia e ultra-sonografia ocular, têm feito parte da rotina de trabalho da Dra. Letícia Binda Baungarten, Médica Veterinária Oftalmologista. Segundo ela, a maioria dessas doenças cursa lentamente e silenciosamente, ou seja, o proprietário só descobre que ela existe quando o animal já está totalmente cego.

Portanto, se você tem um cachorrinho ou um gatinho e nunca levou ele para fazer uma consulta oftálmica de rotina, lembre-se que existem doenças oculares que o único sinal clínico é a cegueira.

Por isso, procure levar seu animalzinho no oftalmologista veterinário com a mesma freqüência que você vai ao seu médico. Pergunte a ele sobre as doenças oculares dos animais, exames complementares e possíveis diagnósticos diferenciais. Questione se durante a consulta nenhum teste específico for realizado.

 

Seu bichinho de estimação pode ter as mesmas doenças oculares que você e por isso tem o mesmo direito de ser submetido a exames de qualidade e tratamento confiável. Graças a esse avanço, têm-se evitado um número cada vez maior de animais cegos independente da idade, raça e sexo.

 

 

Dra. Letícia Binda Baungarten

  • Médica Veterinária Anestesista
  • Residência em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária
  • Mestrado em Oftalmologia Veterinária

Rua Carlos Martins, 870, Jardim Camburi, Vitória - ES / (27) 3337-8166 / 9951-7695.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.